Começa a 26º Encatho: Encontro Catarinense de Hoteleiros

25 abr

Por Larissa D`Almeida

João Eduardo Moritz, presidente da ABIH-SC, na abertura da 26° Encatho

Aconteceu nesta quarta-feira, 25/04, a cerimônia de abertura da 26º Encatho (Encontro Catarinense de Hoteleiros), promovida pela ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis de Santa Catarina), no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis. Com o tema “A hotelaria na era da informação”, o encontro visa debater as soluções tecnológicas que podem apoiar o mercado hoteleiro.

Estiveram presentes na solenidade de abertura diversos representantes de entidades do setor. Entre os participantes, o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz; o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato; o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, que representou o Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo; presidente nacional do SESI, Jair Meneguelli; presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio de Abreu; presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Jaime Tonello; presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Anita Pires; presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Joseli de Almeida Cintra; presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado de Santa Catarina, Cimélio Marcos Pereira; presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina, Estanislau Emilio Bresolin; vice-presidente do Sistema Fecomércio, Célio Spagnoli; coordenador regional da Grande Florianópolis, Januário Serpa Filho, representando o senhor Carlos Guilherme Zigelli, Diretor Superintendente do Sebrae Santa Catarina.

Trade reunido na abertura da 26º Encatho

Novas tecnologias e projetos

No discurso de abertura, Moritz destacou a importância do evento para o mercado, que tem necessidade de buscar cada vez mais soluções criativas e inovadoras para a manutenção do trade. “A economia brasileira vive um momento sem precedentes e, com isso, surge uma classe nova e ávida por consumo, que se utiliza de ferramentas tecnológicas. Hoje, o empreendedor se vê impelido a adotar novas tecnologias ou sair do mercado”, declarou. “Estamos na era da corporação, onde precisamos ajudar uns aos outros, fornecendo trocas de experiências e soluções através das mídias eletrônicas”. Moritz ainda agradeceu a participação dos presentes, que não trocaram a abertura do evento pela apresentação de Paul MacCartney, que acontecia na cidade no mesmo horário. “Vocês realmente são do turismo, porque prefiriam prestigiar a Encatho, ao invés do show”, concluiu.

Para o presidente da ABIH-Nacional, Enrico Fermi, dos 25 mil e 500 meios de hospedagem no país, 75% são de pequeno porte, com até 50 apartamentos, o que revela a importância desse tipo de empreendimento e o movimento do mercado, que, atualmente, busca atrair as classes C e D. Fermi ressaltou a necessidade de parcerias para a realização de projetos de capacitação, como o “Pequenos Notáveis”, em parceria com o Sebrae, e o “Cozinha Brasil”, em conjunto com o Sesi. O presidente também destacou a desoneração de impostos dos meios de hospedagem e pediu empenho do trade para diminuir a sazonalidade e fomentar o turismo com projetos como o “Vale Hospedagem”, que vai para votação no Senado.

Enrico Fermi Torquato, presidente da ABIH Nacional

Santa Catarina já é o 3° destino internacional do Brasil

Em seguida, o presidente da Santur, Valdir R. Walendowsky, comentou o sucesso na prospecção de eventos em Santa Catarina, como o IGLTA e que, segundo dados do MTur, o estado é o 3º destino internacional do país, perdendo para São Paulo, (1º) e Rio de Janeiro (2º). Tratando-se de turismo de lazer, Santa Catarina ocupa a 2º posição na preferência dos visitantes, tendo o Rio de Janeiro na 1º colocação. “Queremos consolidar Santa Catarina como destino que pode abrigar vários eventos de porte mundial”, finalizou.

Terminados os discursos, as autoridades inauguraram a 24ª edição da Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria, que traz mais de 70 expositores apresentando linha de produtos, equipamentos e serviços, seguido de coquetel para os participantes.

Abertura da 24º Exprotel

Em entrevista exclusiva para o MERCADO & EVENTOS, o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, falou sobre o projeto “Vale Hospedagem”, que pretende afastar a sazonalidade da hotelaria nacional. Segundo Fermi, o vale, que permitirá ao trabalhador viajar em períodos de baixa temporada, não deve ser descontado do salário e aguarda aprovação para que os próximos passos sejam dados. Além disso, para o executivo, a hotelaria de luxo está agonizando, e que terá que se reciclar e readaptar, como fazem alguns resorts, que já eliminam serviços para baixarem a tarifa e atender às emergentes classes C e D – foco do mercado atual.

Matéria publicada no site: http://mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/83923

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: